quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Política sem-vergonha

ATENÇÃO PARA O VÍDEO:

O vídeo abaixo mostra a crueza da Secretaria de (des)Habitação da Prefeitura do Rio nas comunidades pacificadas.






São os excluídos urbanos marcados para o despejo. Não foi pensada qualquer solução da “revitalização” contemplando os habitantes desses locais que serão reurbanizados. Fala-se num processo de “gentrificação”, palavra importada do inglês “gentry”, que significa “pequena aristocracia”. Os portugueses, mais íntimos da língua mãe, chamam o processo de aburguesamento. Simples assim. Pois bem, nesse processo não cabe os não-burgueses, o lumpesinato, os excluídos. Agora começa ficar claro que o processo de pacificação das UPPs com a proposta de “gentrificação” vai expulsar essa “gente diferenciada”, na denominação crua de uma paulista preconceituosa, das melhorias implantadas. E para usufruir das melhorias o poder público divide a comunidade entre os incluídos, capazes de um aburguesamento, e os excluídos. E para onde irá essa gente?

Gerenciar uma cidade como empresa viola qualquer proposta de “gestão pública”. A cidade deve se associar ao capital e só manterá na sua urbe os cidadãos que possam contribuir para o lucro da empresa. Quem é um estorvo deveria ser demitido, o que significa sua expulsão do território beneficiado. São os sobrantes desse progresso do capital que criam os guetos, os sem-teto, sem-lugar, sem-nada, vítima de uma política sem-vergonha!
 
(Edmar Oliveira)

Um comentário:

Carlos Nascimento disse...

O primeiro depoimento, o da mulher na janela, pela lucidez, inteligência e correcão completa, mostra com clareza a ideia e a forma como a imensa maioria destes políticos que chegam ao poder veem e tratam o objeto de reflexão deste blog, ou seja, os excluídos. Brilhante!
Carlos Nascimento